quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CAMINHO PERIGOSO


Camaradas:

Racismo, homofobia, discriminação aos diferentes seres da sociedade são coisas que de há muito deviam ter sido banidas do ambiente social. Muitos seres humanos, porém, vivem presos a ideias arcaicas e ainda abraçam causas retrógadas influenciados por líderes religiosos e políticos.
Preconceito é uma atitude discriminatória que tenta levar a outros a inverdade e a intolerância. Filósofos e pensadores de diferentes épocas tentaram e tentam acabar com tal comportamento, mas este permanece enraizado como se fosse um chip errático no cérebro humano.

Lamentável que neste terceiro milênio ainda existam pessoas julgando as outras pela cor ou pela condição financeira, e que tratem de forma inferior seres portadores de deficiências mentais, físicas, visuais e auditivas. E mais: os preconceitos religiosos contra os seguidores de outros credos e contra os ateus estão aumentando a cada dia, bem como a discriminação contra os homossexuais.

No que toca à orientação sexual de cada um, estamos a ver no Brasil um caminho retrógado. A homofobia está se tornando algo comum até dentro das paredes do Congresso Nacional e a nossa Justiça e o nosso Executivo fazem olhos e ouvidos moucos a isso. Os crimes por homofobia se multiplicam a olhos vistos e líderes políticos que se dizem cristãos são os primeiros a lançar lenha na fogueira, posicionando-se a favor do preconceito e da intolerância, aviltando os direitos humanos mais elementares.

Na realidade, se não for tomada uma posição séria no âmbito judicial e político, veremos o país se tornar uma intolerante teocracia fundamentalista, com as mais ridículas discriminações enraizando-se nos meios formais e informais da sociedade. Racismo e homofobia estão em alta nos dias de hoje, com o apoio de vários senadores e deputados, enquanto seus outros pares fazem vista grossa, sem tomar uma atitude enérgica contra isso.

Não sabemos para qual caminho estamos indo, mas pelo andar da carruagem e pelo silêncio criminoso de quem tem responsabilidade de mudar a situação e nada faz, esse caminho está a cada dia mais perigoso. A liberdade de escolha é algo intrínseco à democracia. Todos têm liberdade de criar e de expor seu pensamento, desde que não entre em radicalismos imbecis e crie intolerância contra os diferentes habitantes do cosmos social.

Dizer que africanos descendem de ancestrais amaldiçoados por Noé é algo estapafúrdio vindo da boca de um parlamentar. Dizer que a Aids é um câncer gay é algo próprio de um imbecil despreparado. Dizer que o poder de um deus mandou assassinar John Lennon e o grupo musical Mamonas Assassinas é algo descabido e típico de um idiota e aquele que alardeia isso apresenta imensa desonestidade intelectual e comportamento psicopata.

Nosso país, que desde 2003 vem mudando, transformando e criando novos rumos para seu povo, tem de ser respeitado. Não estamos mais no tempo da Inquisição para acatar tamanho descalabro contra os direitos da pessoa humana. Urge uma tomada de posição antes que o fascismo mascarado em cristianismo crie novo e perigoso monstro. O ovo da serpente tem de ser destruído imediatamente.

Nenhum comentário: