terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MENTIRAS E VIOLÊNCIAS

Para Rodrigo, meu filho.

Meu filho Rodrigo perguntou em um dia desses qual seria o motivo de tantas mentiras e violências neste mundo? Rodrigo está na adolescência. Tem 16 anos. Tudo que ele está vendo acontecer no mundo e ao redor do seu mundo são praticamente novidades e para essas novidades ele busca entendimento.
Não sei, Rodrigo. Eu na minha vida de adulto ainda não consegui entender isso. Poderia dar a você dezenas de respostas. Mas nenhuma delas, sei bem disso, conseguiria alcançar seu entendimento.
Para ser sincero, você está crescendo e sua consciência das coisas está começando a tomar forma. Tal e qual aconteceu comigo há muito tempo. Mas eu não fiz essa pergunta, porque no início da minha adolescência, a vida cidadã era mais simples. Era muito bucólica. Nossa província – este Recife – tinha outra imagem. Nosso país – o Brasil – era simplesmente uma imensidão de terras no mapa do mundo.
Mentiras e violências sempre existiram, Rodrigo. Isso é inerente ao homem. Este ser destrutivo que somos nós. No entanto, quando este ser destrutivo recebe amplas lições morais consegue mergulhar nas melhores profundezas de si mesmo, torna-se uma pessoa humanitária.
As maiores mentiras do mundo, Rodrigo, são ditas pelos donos do poder para manipular nossas mentes. Eles criam histórias oficiais, eles falsificam as imagens e as visões do estar no mundo em proveito próprio. O homem comum segue apenas o ritmo provocado por esses donos do poder.
As maiores violências do mundo, Rodrigo, não são aquelas que a gente vê em nosso cotidiano. Pai matando filho, neto matando o avô, filha agredindo a mãe, amigos nossos sendo assassinados sem motivo. Essas são violências gerais nascidas por causa das mentiras acumuladas no espírito humano, como a religião, a crença em um deus sobrenatural e inexistente.
A vida é uma coisa tão simples! A vida é uma dádiva tão especial! Porém, os homens que manipulam a história são os dementadores do mundo. A maior violência, Rodrigo, é a falta de educação de um povo. Mas, sabe por que um povo não possui uma educação completa? Pelo simples motivo que os donos do poder não desejam que o povo alcance nenhum pedaço da sabedoria. Assim, para que a manipulação seja completa deixam a imensa maioria da população na ignorância das coisas. Um povo educado sabe muito bem agir em tudo que disser respeito à sua saúde, à sua segurança, às suas finanças e saberá guiar as novas gerações a um mundo novo.
Portanto, mentiras e violências são irmãs gêmeas. E neste século estão cada vez mais presentes na realidade de nossa terra, na boca dos nossos governantes, nas atitudes das pessoas às quais oferecemos nossas confianças. O que nos resta, então? Acredito que para todos nós resta o caminho do esforço próprio e a crença em nossas loucuras para podermos seguir o tempo que nos resta de vida neste planeta.
Então, meu caro Rodrigo, sigamos nossas horas. Vivamos cada dia como se fosse o último.

Nenhum comentário: