sexta-feira, 28 de março de 2008

SAUDADE TAMBÉM TEM DIA

O próximo dia 30 de março, é o Dia da Saudade. Hoje quero antecipar a lembrança para que a saudade seja apenas saudade no seu próprio dia. Quem jamais sentiu essa dorzinha dentro de si? Saudade de alguém. Saudade de um tempo bom que se foi. Saudade de um grande amor. Saudade de um amigo. Saudade do pai, da mãe ou de pessoas caríssimas ao coração e que já não estão mais neste mundo?

Todos nós sentimos saudades. Mas essa palavra não tem tradução explícita em nenhum idioma além do brasileiro. Apenas o brasileiro consegue definir este sentimento. Outras raças falam de nostalgias. Lembranças boas do passado, mas apenas o brasileiro poetou e colocou a saudade como o sentido geral da falta de...

Por que não lembrar aqui frases de escritores, poetas e autores famosos sobre o que vem a ser saudade?
Vamos lá!

Coelho Neto disse: A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração.

Pedro Bloch disse: A saudade precisa de distância para crescer.

Machado de Assis disse: Guarda estes versos que escrevi chorando como um alívio a minha saudade, como um dever do meu amor; e quando houver em ti um eco de saudade, beija estes versos que escrevi chorando.

Mário Quintana disse: Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...

Silva Lobato disse: Saudade é a dor da ausência.

J. G. de Araújo Jorge disse: A saudade me atormenta / e pesa como uma cruz / é como a sombra que aumenta / quanto mais se afasta da luz.

Bastos Tigre
disse: Saudade palavra doce / que traduz tanto amargor / saudade é como se fosse / espinho beijando a flor.

Menotti Del Pichia disse: Saudade... perfume triste / de uma flor que não se vê. / Culto que ainda persiste / num crente que já não crê.

E o que vocês, meus amigos, dizem da saudade?

Nenhum comentário: