quarta-feira, 18 de junho de 2008

UM POUCO DO RECIFE - PONTE MAURÍCIO DE NASSAU

Por trás do arco da Conceição vemos a Ponte do Recife (de madeira)

Ponte 7 de Setembro (similar à da Boa Vista) que substituiu a ponte de madeira

Ponte Maurício de Nassau nos dias de hoje

A Ponte do Recife, construída por Maurício de Nassau, durou até 1865. Ela ligava o bairro de Santo Antônio ao bairro do Recife Antigo. Foi a primeira ponte de madeira construída sobre o rio Capibaribe e a primeira de grande porte no Brasil, inaugurada em 28 de fevereiro de 1643. Nas cabeceiras da ponte existiam dois arcos, um do lado do bairro do Recife, Pontpoort (Porta da Ponte), e outro do lado oposto chamado Zuijpoort (Porta Sul) que depois da queda dos holandeses vieram a ser chamados de Arco da Conceição e Arco de Santo Antonio, respectivamente. A ponte possuía uma parte levadiça para permitir a passagem de embarcações, através do pagamento de pedágio, cuja cobrança ficava a cargo de uma companhia holandesa. Sofreu várias reformas e melhoramentos nos anos de 1683 e 1742, e em 1865 foi substituída por uma de ferro (gêmea da nossa atual Ponte da Boa Vista), que se chamou Ponte 7 de Setembro, mas que teve pouca durabilidade, devido à maresia, que lhe causava rápida deterioração. Em 1917, durante o governo de Manoel Borba, a ponte de ferro foi substituída por outra em concreto armado e reinaugurada com o nome Ponte Maurício de Nassau, que se encontra em bom estado de conservação até hoje. Nas suas colunas laterais, existem quatro grandes estátuas de bronze, duas em cada extremidade, duas viradas para o bairro de Santo Antônio e duas para o bairro do Recife Antigo.
Fonte: Fundação Joaquim Nabuco

4 comentários:

An@ Acevedo disse...

Oi grande Rafa, estive aqui tbm visse? rsrs
Aproveitando, tira da lista de links dois blogs que eu cancelei
o fatos-e-datas e o kantinho-acevedo. Estou so com dois agora tá?
Beijokas

jh.sil disse...

Olá, Rafael, tudo bem?
Peço desculpas pela displicência; não conhecia seu blog. Sobre o e-mail, não estou lembrada. Envie outro no jheniferthais@gmail, por favor.

Obrigada pelas palavras. Todas são sempre muito bem-vindas, mas vindo de alguém como você, o sabor é bem diferente.

Visite meu outro blog, que fiz em parceria com uma amiga e fotógrafa. Ela entra com as imagens e eu com o texto. Dois ou três poemas de lá foram ela mesma que os escreveu; todo o resto é de minha autoria. Bom, verá a assinatura da Gauche rs.

Obrigada e volte sempre!
Beijos!

Anônimo disse...

Olá, Rafael

Preciso de algum contato teu...estou fazendo um trabalho sobre as pontes do Recife e acho que voCe~pode me ajudar ne??

ruigoncalvesneto@gmail.com
por favor entra em contato comigo

Lais Castro disse...

Bela postagem sobre esse pedacinho da terra dos altos coqueiros! Gostei!