segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A PROFECIA CERTEIRA DE UM GRANDE POETA CEARENSE

A classe que se diz elite no Brasil nunca se preocupou em fazer do País um lugar melhor para se viver. Isso vem desde os tempos do Descobrimento. Essa classe deseja apenas subir degraus tanto por vaidade, presunção, despeito, ou para explorar e vender a pátria por baixo preço. E busca deturpar com suas ações fascistas quem está abaixo dela e que consegue melhorar de vida através da luta e do estudo.

Vale lembrar aqui, camaradas, que ocorreram mudanças drásticas no País nos últimos oito anos. Para melhor, claro. E essas mudanças vieram através de um pernambucano bóia-fria que conquistou a Presidência da República através do voto popular. E neste pedaço também podemos dizer que nunca antes na história deste país (beleza de frase para ser repetida sempre) ocorreu uma metáfora tão sensacional de subversão política. O torneiro-mecânico Luiz Inácio Lula da Silva entrou na história brasileira com determinação e resgatou socialmente os menos favorecidos.

Ele podia, realmente, ceder à tentação de buscar um terceiro mandato, mas, dono de um raro desprendimento do poder, recusou. O povo o queria, sim, bastava um aceno de sua parte nesse sentido que ele seria mantido no poder, tanto que as eleições recém-terminadas demonstraram plebiscitariamente o quanto esse povo sabe agradecer e dar sequência à verdade e jamais prosseguimento ao ódio. Elegeu Dilma Rousseff, a candidata do torneiro-mecânico. Uma ex-guerrilheira, uma lutadora que foi torturada nos porões da ditadura militar de reles memória, e que no dia 1º de janeiro de 2011 estará recebendo dos chefes militares das Três Armas as continências e os cumprimentos de praxe.

Camaradas, o Brasil pode agora falar através de sua população e assinalar os fatos históricos como Antes de Lula e Depois de Lula. Mas quem fará isso será a sua população politizada e não a população fascista que resolveu colocar a culpa da perda da eleição do seu candidato de ultra-direita nos nordestinos, esquecendo-se que o Brasil começou no Nordeste e que o braço nordestino construiu e incrementou o crescimento das grandes capitais do País.

É lamentável, camaradas, que a cultura do ódio e do preconceito ainda continue tão arraigada no Sul e Sudeste contra a raça mais lutadora e mais sofrida da pátria. Essa cultura do ódio incentivada pelos partidos da direita e pela mídia golpista tem de acabar. E para isso a presidenta eleita terá de usar a força popular recebida nas urnas para dar um basta a essa mentalidade retrógada.

Camaradas, sabemos que existem dois Brasis. E cada um desse Brasil tem uma fisionomia particular como bem profetizou o poeta cearense Patativa do Assaré, quando salientou:
“Tudo que procuro acho. / Eu pude vê neste crima. / Que tem o Brasi de Baxo / E tem o Brasi de Cima / Brasi de Baxo coitado! / É um pobre abandonado; / O de Cima tem cartaz, / Um do outro é deferente / Brasi de Cima é pra frente / Brasi de Baxo é pra trás”.

Porém, camaradas, hoje a história é outra. O Brasil de Baixo está na crista da onda, seguindo os trâmites desenvolvimentistas elaborados por um governo ligado à alma do povo. Governo que deverá ter continuidade nas mãos da primeira mulher presidenta da pátria. E que deverá também aceitar o cumprimento da profecia do poeta: “Não se afrija, nem se afobe, / O que com o tempo sobe, / O tempo mesmo derruba: / Tarvez ainda aconteça / Que o Brasi de Cima desça / E o Brasi de Baxo suba.”

Aconteceu, camaradas! E está acontecendo, camaradas! E o Brasil de Baixo vai subir ainda mais e derrubar essa elite gananciosa e presunçosa do tal Brasil de Cima. Nunca antes na história deste país uma profecia está dando tão certo.

Nenhum comentário: