segunda-feira, 14 de abril de 2008

URGÊNCIA PSIQUIÁTRICA


O chororô continua lá pelas bandas da casa de bonecas. Mas agora o chororô é triste demais e mostra a necessidade de um bom divã psiquiátrico para alguns elementos que fazem da inveja o seu carro-chefe e que procuram por A mais B diminuir o valor da campanha do Sport Club do Recife no campeonato pernambucano deste ano de 2008. O técnico do chamado "équiça" um tal de Roberto sei lá o quê, questionou na Rádio Jornal do Commércio a vitória de 3 x 0 do rubro-negro da Ilha do Retiro sobre o Salgueiro, no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru, no último domingo. Vitória esta que deixou o Glorioso Leão da Ilha a um ponto da conquista do título estadual.

Mas esse questionamento foi provocado por uma pergunta maliciosa de um profissional da Imprensa pernambucana, da própria equipe da Rádio Jornal, um tal Pedro Silva. Esse é outro que deve acompanhar o técnico das bonequinhas ao divã psiquiátrico. A pergunta do tal repórter de meia-tigela foi: “Roberto, o Salgueiro entrou mordendo contra o Náutico, quarta, e hoje entrou devagar quase parando contra o Sport, o que é que você acha disso?”. Isso é querer demais! Será que o tal repórter esqueceu que o Sport Club do Recife foi o time que mais jogou contra o Salgueiro neste atual campeonato? Que das seis partidas contra o time interiorano o rubro-negro ganhou cinco e empatou uma e as vitórias sempre foram por um placar elástico? A infeliz resposta do treinador do famoso "équiça" foi: “Com todo respeito ao time do interior, as notícias vindas do jogo do Salgueiro não foram boas...”.

O que ambos queriam dizer nas entrelinhas simplesmente era o seguinte: o Salgueiro abriu o jogo para o Sport depois de fazer um ferrolho contra o timinho das bonecas. Isso é irresponsabilidade! Ninguém em sã consciência pode imaginar uma coisa dessa depois de conhecer toda a história deste campeonato. Desde quando o Leão da Ilha precisou de ajuda de times do interior para ganhar jogo de futebol? Por que os rosadinhos não procuraram jogar bola e mostrar que eram realmente candidatos ao título? Por que não venceram o Central de Caruaru? Por que foram derrotados em tantas partidas especiais por times do Interior, como o Centro Limoeirense, o Serrano e o Salgueiro?

Mas os moradores da casa das bonecas sempre tem um "se" na ponta da língua para usar como desculpa perante o mundo. "Ah, se a gente não tivesse tropeçado contra o Centro!" "Ah, se a gente não tivesse perdido do Salgueiro". E a mais interessante foi aquela dita quando o Leão da Ilha conquistou o título do primeiro turno: "Ah, se eles tivessem jogado contra a gente seria diferente". Eles pediram e receberam em troca uma boa resposta. Jogaram contra nós perderam e ficaram chorando. O time das bonecas rosadas este ano pode ser considerado campeão do "se". Nunca essa palavrinha foi tão pronunciada pelos rosinhas aflitos.

Mas voltando ao início. Às vezes a língua humana tem de possuir freios, principalmente na boca de algumas pessoas que gostam de soltar indiretas e pensam que estão fazendo sucesso. O repórter Pedro Silva, da Rádio Jornal, até que pode ser desculpado, pois se não foi uma atitude pessoal dele, atitude inerente a um rosa de carteirinha, deve ter sido por ordem da empresa em que ele trabalha declaradamente "équiça". Já para um técnico de futebol insinuar que o Salgueiro pode ter facilitado para o rubro-negro da Ilha é caso de psiquiatra. Urgência psiquiátrica.

Mas águas passadas não movem moinho. Deixemos o chororô pra quem tem experiência nisso e comecemos a nos preparar para a festa. Somente uma hecatombe tira este título do Leão da Ilha. O nosso 37º título de campeão pernambucano quase em nossas mãos, mostra que somos verdadeiramente o melhor time de futebol do Estado de Pernambuco. O resto é inveja e falta de respeito.

Nenhum comentário: