terça-feira, 5 de maio de 2009

EDUCAÇÃO RUIM

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura divulgou que o Brasil, no que tange à educação, está a ocupar o 80º lugar em uma lista de 129 países. Fica atrás de países latino-americanos como o Paraguai, a Venezuela e Argentina, além do Kwait, Azerbaijão, Panamá e outros. O Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos foi lançado no dia 25 de novembro, em Genebra, pela instituição.

Nenhuma novidade. O dito principal e que vem se repetindo anualmente é que nosso país está no grupo dos países intermediários que caminham para atingir as metas. O que preocupa mais os estudiosos do problema no Brasil é que as altas taxas de reprovação, a evasão escolar, o analfabetismo e o baixo desempenho dos alunos brasileiros em avaliações nacionais e internacionais ganharam destaque nos últimos anos.

Nenhuma novidade, repetimos. Em nosso país a educação nunca foi colocada como prioridade, ao contrário de muitas outras nações. Na realidade, por mais que existam pessoas interessadas em mudar esse fato, mais de 500 anos de história provaram nosso relaxamento educacional.

Existe quem possa ser considerado culpado por isso. Em termos populares, o cão segue o dono para onde ele vai. O povo brasileiro segue seus políticos e legisladores para onde eles vão. E até mesmo aceita de mão beijada os paternalismos e as politicagens e as benesses. Educação não é coisa para político algum gostar. Eles sabem que povo educado vai aprender a dizer não. Vai aprender a contestar.

Existem provas maciças de que nosso horizonte cultural vai permanecer escuro por muito tempo. Se os governantes do Brasil nunca colocaram a educação como prioridade pública, claro que o nosso resultado, hoje, não será igual ao dos países que priorizam a educação há mais de 300 anos. Lastimável. E até que os estudantes de hoje, motivados por canais televisivos e por falsificações de culturas, tentam mostrar serviço.

Serviço péssimo para uma grande maioria, e também ridículo para a imagem do país no horizonte internacional. Senão, vejamos algumas pérolas colocadas na prova de redação do Enem deste ano, cujo título foi Aquecimento Global. “Tem que destruir os destruidores porque o destruimento salva a floresta”. “A floresta amazônica está cheia de animais extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo”. “A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica”. "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes".

Muitas outras pérolas foram apresentadas. Não dá para citá-las todas neste exíguo espaço. De quem é a culpa disso? A culpa vem de nossa história colonial, quando as correntes lusitanas impediam o homem comum de possuir educação e cultura. E tudo isso continuou após o golpe que proclamou a República. Povo educado e culto é perigoso. Deve ser mantido na linha com pão e circo. Carnaval, seitas religiosas e jogos de futebol servem muito bem para manipular o povo e educá-lo visando à perpetuação do poder constituído. Essa história é velha e nunca será mudada.

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